terça-feira, 3 de junho de 2014

THE YELLOW KID

The Yellow Kid (O Menino Amarelo) era o nome mais conhecido de Mickey Dugan, personagem principal de Hogan’s Alley, a primeira tira em quadrinhos do mundo. Apareceu primeiramente na revista Truth, entre 1894 e 1895.

A tira era desenhada por Richard Felton Outcault e estreou oficialmente no jornal New York World de Joseph Pulitzer, em 17 de fevereiro de 1895, em preto e branco. Em 05 de maio deste mesmo ano, passou a ser impressa em cores, aliás, essa é uma curiosidade da tira; além de ser provavelmente a primeira história em quadrinhos, foi uma das primeiras e ser impressa em cores.
Yellow Kid era uma criança careca, com feições de chinês, dentuça, apenas dois dentes na boca, com um sorriso debochado e que usava uma enorme camisola amarela, que quase sempre aparecia estampada com frases sarcásticas e linguagem vulgar. Com o tempo, a tira ganhou personagens secundários e tinha o objetivo de retratar as tensões da cidade de Nova Iorque.
O personagem vivia nas ruelas do “gueto” rodeado de crianças que também falavam por meio de gírias e linguagem grosseira.


Foi na tira de Yellow Kid que se usou pela primeira vez balões para mostrar a fala dos personagens, apesar de o garoto somente se comunicar pelos escritos em seu camisolão.
Em 1896, Outcault foi “roubado” por William Randolph Hearst. Este era dono do New York Journal e contratou o autor da tirinha oferecendo um salário bem maior do que o que recebia no New York World.
Na mesma época, Pulitzer contratou George Luks para continuar a desenhar a Hogan’s Alley. E assim iniciou-se uma guerra: dois jornais publicavam o mesmo personagem e competiam um com o outro.

Depois desse ocorrido, as publicações de Yellow Kid cessaram subitamente em 1898. Seu último aparecimento foi no dia 23 de janeiro de 1898 em uma tira sobre um tônico capilar.

 Amanda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário