quinta-feira, 26 de junho de 2014

JORNALISTA: O PERFIL IDEAL

Qualquer pessoa, antes de entrar em uma graduação deve saber se atende aos requisitos que a área exige, ou seja, precisa ter ciência se tem o perfil ideal para atuar naquela profissão. Pensando nisso, resolvi fazer esse post falando qual seria o perfil ideal de um aspirante a jornalista, baseado no que tenho aprendido na faculdade. Vamos lá!
Desde o primeiro dia de aula, ouvi meus professores falando que um jornalista deve ser curioso. Curiosidade, penso, que seja tudo na vida de um jornalista. Ele deve estar sempre disposto a fazer novas descobertas.
Como um ser curioso, o jornalista deve perguntar sempre, sem vergonha, afinal, só encontramos respostas se perguntamos, isso sem contar que não há como fazer uma matéria se há dúvidas sobre uma informação. Enfim, devemos perguntar até não ter mais dúvidas.
O estudante de Jornalismo precisa também, dominar a língua portuguesa, em fala e escrita. Como um formador de opinião, o jornalista precisa saber se comunicar com o público, e não há como fazer isso sem o domínio de sua língua. Aliás, isso é algo que todas as pessoas deveriam saber.
Você gosta de ler? Se sim, ótimo, se não, precisa começar. Meus professores costumam dizer que jornalista tem que ler sobre tudo e o tempo todo! A leitura é essencial!
Falando em leitura, você gosta de ler jornais? Bom, se quisermos ser jornalistas teremos que ler muitos jornais. Precisamos saber o que está acontecendo a nossa volta. Para ser um bom profissional, é necessário estar sempre bem informado!
Algo importante, é não se prender a um único veículo, é interessante variar. Um dia leia um jornal, no outro, uma revista, compare como cada um apresenta as notícias. Isso é muito importante. E, não sei se acontece com vocês, mas desde que comecei o curso, passei a notar detalhes diferentes nas notícias, algo que não percebia antes, por mais que prestasse atenção!
Para ser um bom profissional, é extremamente importante aprender outros idiomas, inglês principalmente! Para dizer a verdade, deve-se dominar a língua inglesa, afinal, é um idioma mundial!
Além de tudo, um jornalista precisa estar sempre aberto à busca de novos conhecimentos. Ele nunca deve “estacionar”, deve estar sempre se aperfeiçoando, ampliando seu conhecimento, ou seja, estar sempre aprendendo, fazendo cursos, buscando novidades! Muitas vezes aquilo que pensamos não ter tanta importância, pode ser o diferencial em nossa carreira!
Existem muitas coisas que poderia falar aqui, mas iria ficar um post muito longo. Mas, e aí, vocês têm esse perfil?


Amanda Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário