segunda-feira, 21 de julho de 2014

O Jornalismo historicamente como profissão

O Jornalismo historicamente tem sido uma profissão pouco prestigiada. No passado, escrever para os jornais era visto como um meio para iniciar uma carreira política. Qualquer pessoa que soubesse escrever razoavelmente tinha a oportunidade de trabalhar como jornalista. E por meio disto inclusive, grandes escritores da literatura universal, passaram pelas redações antes da publicação e do reconhecimento de suas obras.
As condições de trabalho eram péssimas. Os jornalistas eram mal pagos e o sistema de emprego e dispensa assombrava-os, pois a qualquer momento eles sabiam que poderiam estar desempregados. Mediante a isto, muitos se arriscavam em práticas antiéticas em busca de informação. Dentre elas, a aceitação de subornos, disfarce e ocultação de identidade entre outras.
Este cenário começou a mudar com o desenvolvimento das grandes reportagens e a criação de clubes, associações e sindicatos. Foram meios que ajudaram a ofício a ganhar um pouco de prestigio e um meio de promover a profissionalização do Jornalismo.
Para chegar ao panorama em que está hoje, o Jornalismo passou por inúmeras modificações em comparação ao passado. Escrever bem, não é garantia suficiente para ser um bom jornalista. O mercado de trabalho se tornou mais exigente e com a evolução da tecnologia o público também mudou. Surgiram então as várias plataformas de mídia e a noticia ganhou novos formatos em questão de conteúdo e veiculação.
Essas transformações que comprometeram a carreira influenciaram na formação do chamado profissional multimídia, onde o jornalista deve saber trabalhar com um pouco de tudo. Ele deve ser capaz de pautar e produzir sua matéria. Há muitas preocupações dos estudantes de jornalismo sobre o mercado de trabalho que se torna cada vez mais concorrido.

É importante saber que no Jornalismo, você é avaliado pela capacidade profissional e devido a isso é preciso procurar melhorar sempre. Apesar da concorrência acirrada do mercado, a competência, dedicação, honestidade são qualidades que fazem o diferencial no desenvolvimento e execução de seu trabalho.


Karina Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário