terça-feira, 29 de julho de 2014

ALGUMAS CURIOSIDADES

"Por vezes a curiosidade abre novos horizontes, quando não, acende a chama do entusiasmo para procurá-los."
Rabi Yaacov ben Shimon

Por mais completa que seja uma história, sempre haverá algo nela que não foi totalmente explicado. Eu por exemplo, sempre acredito que possa haver outra história por trás de uma história, e, como uma pessoa curiosa, sempre procuro pelos fatos não citados.
Pensando que talvez mais pessoas fossem como eu, resolvi fazer este post hoje, contando algumas curiosidades sobre o jornalismo. Vamos lá!

Primeiro jornal
O primeiro
Ninguém sabe exatamente quais as origens do Jornalismo, nem qual foi o primeiro jornal a circular no mundo, mas segundo a história, o imperador romano Júlio César criou a “Acta Diurna” ou “Acta Romana”. Este é o primeiro modelo de jornal que se tem notícias, logo é atribuído a ela, o título de “primeiro jornal do mundo”.





Primeiros repórteres
Um exemplo de
Correspondente
Imperial
Assim como o primeiro jornal, também não há um nome a quem possamos atribuir o título de primeiro repórter. O que se sabe, é que com o surgimento das Actas Romanas, surgiram os Correspondentes Imperiais, que eram pessoas que andavam por várias regiões do império a procura de notícias.







O mais antigo


Jornal mais antigo do mundo
Logicamente que, sendo o primeiro jornal, a Acta Diurna de Júlio César é o jornal mais antigo do mundo, tendo surgido por volta de 59 a. C. Contudo, o primeiro jornal tal como conhecemos hoje, "noticiário impresso de circulação pública e seriada" (Folha de S. Paulo, 2008), foi o “Relation”, surgido em 1605, na cidade de Estraburgo, Alemanha.




O mais vendido
Jornal mais vendido do mundo
Segundo dados de pesquisas realizadas em 2010, o jornal mais vendido do mundo é o “Yomiuri Shimbun”, do Japão, que tem uma circulação de cerca de 14 milhões de exemplares vendidos por dia.







Menor jornal do mundo
O menor
Esse título é brasileiro! O menor jornal do mundo é o brasileiro “Vossa Senhoria” e está registrado no Guinness Book. Ele mede apenas 3.5 cm de altura e 2.5 de largura e circula na cidade de Divinópolis, Minas Gerais.




Maior jornal do mundo
Não encontrei a capa da "edição
gigante", mas acho que essa serve ao
meno para ilustrar.
O maior jornal do mundo registrado pelo Guinness Book é uma edição do jornal esportivo francês “L’Équipe”, que mede 56cm x 80cm.
Na véspera da abertura dos jogos olímpicos de Londres de 2012, o jornal revolveu publicar uma edição um pouco maior que a tradicional e acabou entrando para o livro dos recordes. E pra quem ainda quer mais, o jornal pulicou na mesma edição, um pôster do judoca francês Teddy Riner de 2,03 metros!








Primeiro Telejornal do Mundo
Primeiro Telejornal
O primeiro noticiário de televisão surgiu em 1954, na rede britânica BBC. Era um boletim diário apresentado por Richard Baker e John Snagge.
O primeiro programa era praticamente um boletim de rádio ilustrado com fotos. Com isso, a imagem dos apresentadores só foi aparecer um ano depois da primeira exibição.

Bom pessoal, essas são apenas algumas curiosidades, existem muito mais, basta apenas procurá-las.  Quem souber de alguma, conte para nós! Comentem suas descobertas!


Amanda Oliveira














Nenhum comentário:

Postar um comentário