quarta-feira, 23 de julho de 2014

JORNALISMO DE DESGRAÇA

 “Porque os jornais noticiam tudo, tudo, menos, uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida...”
Rubem Braga

Por esses dias li uma crônica de Rubem Braga intitulada “Os jornais”. Nela, o personagem se mostra indignado com as notícias do periódico, pois o que leu, só relatava coisas ruins. Ele até questiona: “Será o mundo assim, uma bola confusa, onde acontecem unicamente desastres e desgraças?”.
Bom, essa crônica foi publicada há muito tempo, mas acho que até hoje traduz um sentimento que muitas vezes temos ao ler os jornais: parece que o mundo está caminhando para o caos! Claro que também são noticiadas coisas boas, contudo, os maiores espaços são dedicados aos terríveis acontecimentos do dia-a-dia.
O problema é que por mais que não queiramos admitir, adoramos uma desgraça. Toda vez que ocorre um crime chocante, estamos sempre querendo saber todos os detalhes: quem fez, por que, como, onde estava, se alguém o ajudou, etc... É triste, mas é verdade.
É por causa de todo esse nosso interesse na desgraça, que os noticiários as publicam. Se determinado acontecimento desperta grande atenção, é claro que ele será muito bem explorado pelas mídias, afinal, a notícia é o que dá o lucro à elas. Se publicarem algo que interesse ao público, lucrarão, caso contrário, irão à falência.
A grande questão, é que na verdade, precisamos mudar nosso pensamento. Se começarmos a prestar mais atenção em quantas pessoas possuem casamentos duradouros, bem sucedidos em com belas famílias, do que nos índices de divórcios, ou uniões conjugais por interesse ($), possivelmente haverá maior interesse da mídia em noticiá-los.
Calma, não estou dizendo que a mídia só deve noticiar coisas boas e bonitas, e que devemos achar que a vida é um conto de fadas onde todos vivem “felizes para sempre”. Não! Não é bem assim. Aliás, quem sou eu para dizer alguma coisa? O que quero expor, é que tudo deve ser ponderado. Se há espaço e interesse (e deve sempre haver!) em denunciar políticos safados que roubam a população, poderemos também falar daqueles que honram a posição que lhes foi confiada e de fato trabalham para melhorar o que for possível.


PS: Recomendo a leitura dessa crônica, é muito boa! Aliás, recomendo ler outras crônicas de Rubem Braga. Estou lendo e me apaixonei.


Amanda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário