sábado, 2 de agosto de 2014

O QUE FAZ UM FATO SER CONSIDERADO NOTÍCIA? DESCUBRA AGORA!


Se acompanharmos diferentes meios de comunicação diariamente, como a televisão, o rádio, e o jornal impresso; veremos que, em sua maioria, as notícias são as mesmas. Claro que são tratadas de diferentes maneiras, já que cada meio trabalha de uma forma para transmitir a informação ao seu público.
O fato de trabalharem com a mesma notícia acontece principalmente devido a teoria do agendamento, que já foi explicada aqui no blog (http://universo-jornalistico.blogspot.com.br/2014/06/teoria-do-agendamento.html).
Mas, acontece também porque para um fato se tornar notícia, é necessário ter algumas características. Essas características serão explicadas nas próximas linhas.
A notícia é a narração dos últimos fatos ocorridos ou com possibilidade de ocorrer, em qualquer campo de atividade, e que, no julgamento do jornalista, interessam ou tem importância para o público a quem se dirigem.
Toda notícia precisa ser obviamente, atual, é isso que distingue uma notícia de uma informação histórica. É preciso também que ela seja verdadeira, e mais do que isso, é preciso transmitir ao público a impressão de que ela é realmente verdadeira: com provas, fontes, fotos.
Algo que é extremamente importante: a proximidade e a consequência. Quanto mais próxima ela estiver do leitor, quando a notícia afeta a vida do leitor, traz consequências para o dia a dia, ela se torna mais interessante, mais importante, mais notícia.
Quando é algo inédito e exclusivo, é ainda mais notícia. Quando o fato se refere a um conflito, uma situação rara ou algo muito dramático, se torna mais notícia.
É importante destacar e deixar bem claro, que existem diferentes veículos de comunicação. E nem sempre o que é notícia para um estilo de veículo, é para outro, depende muito da forma com que cada um trabalha. Depende de muitos fatores para uma notícia ser considerada mais quente, ou menos quente em um veículo, como: linha editorial, interesse do veículo no assunto, interesse dos anunciantes, e claro, se o fato está ou não incluído na Agenda Setting.

 Luna Oliva

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