segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DO YOU SPEAK ENGLISH?



No mundo globalizado em que vivemos hoje, está mais do que comprovado o quão importante é saber se comunicar em outras línguas. No mercado de trabalho, por exemplo, as empresas dão preferência aos candidatos que, além de dominar os aspectos técnicos exigidos, têm o domínio de outros idiomas.
Contudo, quando falamos em fluência em outras línguas, não há como não mencionar a Língua Inglesa. Ela pode não ser a mais falada do mundo (o mandarim é o idioma mais falado), mas os países sempre a têm como segunda língua, o que facilita a comunicação entre os povos.
Para o jornalista é imprescindível ter o domínio do inglês. Aliás, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo (2013), instituem como uma das competências a ser desenvolvida durante o curso, o “domínio instrumental de, pelo menos, dois outros idiomas – preferencialmente inglês e espanhol, integrantes que são do contexto geopolítico em que o Brasil está inserido;”. Ou seja, o jornalista TEM que dominar outros idiomas além do seu.
Como sempre estaremos lidando com o inglês, aprendê-lo é essencial. Já o espanhol, também é exigido, pois, é a segunda língua mais falada no ocidente, além de o Brasil ser rodeado por países que, em sua maioria, falam espanhol.
Fora estes dois idiomas mencionados nas Diretrizes, o jornalista pode se dedicar a outras línguas, porque, além de ser um diferencial no currículo, determinadas áreas de atuação exigem domínios específicos de falas específicas.
Muitos estudantes geralmente têm essa dúvida, de qual idioma é o mais adequado à sua área de atuação. No blog Novo em Folha (http://novoemfolha.blogfolha.uol.com.br/2012/03/02/que-idiomas-sao-importantes/), esse questionamento é bem esclarecido, pois a autora do texto explica que não há uma língua mais importante que a outra, o jornalista tem que a todo o tempo buscar se aprimorar, mas dependendo de qual vertente for atuar, deverá direcionar seus estudos. 

Este vídeo também é muito interessante e explicativo. Vale a pena assistir.  https://www.youtube.com/watch?v=k80mcee-Kc0

Amanda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário