quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mas e aí, o que é Jornalismo?

"A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro" 
Gabriel García Márquez

Teoricamente, responder essa pergunta é fácil. Mas, na prática, ela se torna difícil. O jornalismo pode ser muitas coisas. Alguns acham que é só transmitir alguma informação, ou levar ao cidadão o que é do seu interesse. Mas será que é só isso?
O que realmente é o jornalismo? Para que serve o jornalismo e o jornalista? São perguntas que serão respondidas nas linhas a seguir.
Jornalismo é saber conquistar as pessoas através da palavra. Não é somente transmitir a informação, é saber a forma certa de transmiti-la. Existem muitos jornais, revistas, emissoras de televisão e de rádio - é necessário ter um diferencial para conquistar o público que se deseja.
O jornalismo precisa dar voz para quem não pode falar, dar ouvidos para quem quer ser ouvido. Jornalismo precisa prestar serviço público. O jornal é um fragmento da história, jornal um dia vai se tornar documento histórico.
O jornalista precisa ser, acima de tudo, humano. Precisa enxergar o que os outros não enxergam, precisa saber um pouco de tudo. O jornalista precisa ser um bom cidadão, o bom jornalista precisa ser honesto. O jornalista tem uma função social de extrema importância, ele tem compromisso com a informação, compromisso com a verdade e com a sociedade.
Hoje, com o excesso da informação, o jornalista vai se destacar quando explicar melhor a notícia, quando mostrar o que essa notícia vai mudar na vida do leitor, quais são os efeitos dela e porque a notícia é importante. Voltando ao início, jornalismo é manter as pessoas informadas. Mas não é só isso.


Luna Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário