sexta-feira, 25 de abril de 2014

MARCO CIVIL: CONSTITUIÇÃO PARA INTERNET?


             Nos últimos dias muito se foi falado a respeito do Marco Civil da Internet, um assunto que gerou bastante polêmica. Porém, mesmo após tantas discussões, ainda não ficou claro o que é isso e o que ele muda na minha vida, na sua vida.
Para entender o assunto, vamos começar falando o que é o Marco Civil da Internet.  Bom, ele é um texto, considerado como uma “Constituição da Internet”, que estabelece regras, direitos e deveres para o uso da internet pelos brasileiros.
Essa ideia começou a ser discutida em 2009. Tal discussão demorou a ser concluída e somente em junho de 2010 foi encaminhado um texto para o Congresso Nacional. Coube ao deputado Alessandro Molon (PT – RJ), o papel de relatar o projeto.
Em 2011 o texto não havia sofrido grandes alterações, permanecendo assim nos anos de 2012 e 2013, até que finalmente o projeto foi aprovado na última terça-feira (22) pelo plenário do Senado Federal e assinado pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira (23).
O Marco Civil da Internet se baseia em três pilares: Neutralidade, Privacidade e Liberdade de Expressão.
A Neutralidade faz com que as empresas provedoras possam continuar vendendo pacotes com velocidades diferentes, porém não é mais permitido a elas ofertar conexões diferenciadas, ou seja, pacotes com preço fechado para acesso apenas a redes sociais e e-mail, por exemplo.
O princípio da Privacidade garante o sigilo das comunicações via internet, sendo possível acessá-las legalmente somente mediante ordem judicial. De forma simples, suas mensagens do Skype, por exemplo, não poderão ser violadas, a não ser em casos em que se envolva a justiça.
Segundo o projeto, o que se entende por Liberdade de Expressão é que os provedores de conexão e outras empresas de internet não serão responsabilizados pelo que os internautas publicam, ou seja, a exclusão de conteúdos só poderá ser feita mediante ordem judicial. Contudo, as empresas podem ser punidas se receberem a ordem judicial e não tomarem providências.
Bom pessoal, o objetivo desse post foi falar de forma sucinta quais as consequências desse projeto do governo para o uso da internet por nós cidadãos. Agora, queremos que vocês nos digam qual a sua opinião a respeito do assunto. Por favor, comentem!

Beijos!!!


Amanda Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário