terça-feira, 13 de maio de 2014

A RESPONSABILIDADE DO JORNALISMO


Segundo o site Significados.com.brResponsabilidade é um substantivo feminino com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.”. Estudantes de jornalismo já devem ter ouvido inúmeras vezes o quanto essa profissão é importante e o impacto que ela causa na sociedade, afinal o jornalista é um “formador de opinião”.
Quem acompanhou nos últimos dias o terrível caso do linchamento da dona-de-casa Fabiane Maria de Jesus, ocorrido no dia 3 no bairro do Morrinhos na cidade de Guarujá, litoral paulista, pôde perceber como uma informação mal apurada e irresponsavelmente veiculada provocou a morte de uma inocente.
Na edição dessa semana do jornal “Boqnews” da cidade de Santos, a coluna “Ideias & Distrações” escrita pelo jornalista Marcus Vinícius Batista abordava este tema.
Com o título de “Fofoqueiros e selvagens” ela dizia: “A morte de Fabiane Maria de Jesus também nos permite pensar sobre o que fazem os jornalistas (e os pseudo-repórteres). A postura de uma página como Guarujá Alerta despertou o espírito de corpo em muita gente da imprensa. A principal defesa, ainda que simplista, foi apontar a lanterna sobre os responsáveis pela página e dizer: “não são jornalistas.”
Não são jornalistas porque não possuem diploma? Ou não o são porque desrespeitaram princípios elementares da profissão, como pesquisa, apuração, checagem, entrevista? Sensibilidade e responsabilidade não estão escritas em canudos acadêmicos, e sim tatuadas naqueles que escrevem de olho no outro e cientes de que palavras têm consequências, seja no The NY Times, seja em qualquer postagem de uma rede social.
Agarrar-se ao diploma só reforça o quanto os jornalistas se tornaram frágeis diante das mudanças sociais a partir dos meios de comunicação e as novas tecnologias. Em vez de subir no pedestal da arrogância que exime de responsabilidades, é a hora de rever práticas não tão profissionais que se tornaram cotidianas.” (Para ler o texto completo acesse o link: http://www.boqnews.com/colunas/fofoqueiros-e-selvagens/).

Depois de tudo isso é importante refletir sobre o impacto dos meios de comunicação, principalmente da internet. É preciso ter em mente que qualquer um que veicular uma informação se torna responsável por ela, logo é preciso muito cuidado para que casos como este não voltem a ocorrer.
Abaixo temos um vídeo que encontramos a respeito do jornalismo e a responsabilidade.


Amanda Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário